terça-feira, 16 de setembro de 2008

Lehman Brothers, um dos maiores bancos dos EUA, declara falência.



Banco com 158 anos de existência


O Lehman Brothers Holdings, o quarto maior banco de investimento norte-americano, sucumbiu à crise do crédito de alto risco (“subprime”) que ajudou a criar, no maior processo de falência da história do mercado financeiro, escreve a Bloomberg online.

Fundado em 1850 por três judeus imigrantes da Alemanha, a empresa conseguiu resistir durante 158 anos de existência à Grande Depressão dos anos de 1930 e ao colapso da gestão de capital de longo prazo ocorrido há dez anos. Mas hoje deu por terminada essa fase, ao anunciar o preenchimento do capítulo 11 no tribunal de falências de Manhattan, em Nova Iorque.

Para além do britânico Barclays Bank, também o Banco da América mostrou-se interessado em analisar o dossier Lehman, mas acabou por comprar um seu rival, a Merrill Lynch, por 50 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros).

A dívida do Lehman supera os 613 mil milhões de dólares (430 mil milhões de euros), um valor que ultrapassa o anterior recorde, pertença da WorlCom, o grupo de telecomunicações que faliu em 2002, e o Drexel Burnham Lambert que seguiu as mesmas pisadas em 1990. O seu valor de mercado caiu 94 por cento este ano, dos quais 40 por cento ocorreram na semana passada.


Mais uma vitima das segundas-feiras...

Sem comentários: